Ruas de Porto Alegre: nomes e personagens XXXIX
Confira, nesta série, a história daquelas pessoas que emprestaram seu nome para batizar as ruas do centro de Porto Alegre
Estava tudo favorável à eleição de Salgado Filho em 1950. Afastou-se do Senado para ser o candidato do PTB ao governo do Rio Grande do Sul. Quando Salgado Filho embarcou no bimotor Lodstar naquele 30 de julho de 1950, a campanha ia bem. O tempo não. A falta de visibilidade causada pela neblina levou o avião a chocar-se contra um morro em São Francisco de Paula. Não conseguiu chegar até a fazendo de Getúlio Vargas, em São Borja. Tampouco elegeu-se governador. Findava ali a biografia de Joaquim Pedro Salgado Filho (nascido em Porto Alegre, em 1888).
Sua figura ficou marcada também pela atuação no Ministério da Aeronáutica no governo de Vargas. Foi o primeiro ministro da pasta criada em 1941. Desempenhou papel importante no dialogo com as potências aliadas durante a Segunda Guerra. Criou a Escola da Aeronáutica e o Correio Aéreo Nacional, além de estimular a construção de aeroportos no país. Com a deposição de Vargas em 1945, deixou o cargo e, dois anos anos mais tarde, elegeu-se senador pelo Rio Grande do Sul.
Era formado em Direito e exerceu a profissão até começar a ocupar cargos políticos na década de 1930.
Próximos da série: XL - Cel. Fernando Machado
XLI - Caldas Júnior
XLII - Otávio Rocha
Um comentário:
Acho que foi em São Francisco de Assis, pois voava a São Borja
Adeli Sell
Postar um comentário