Ruas de Porto Alegre: nomes e personagens XLIII
Confira, nesta série, a história daquelas pessoas que emprestaram seu nome para batizar as ruas do centro de Porto Alegre
Quando projetada a avenida Farrapos, Loureiro da Silva foi bastante questionado porque exigia a construção de uma via larga. Para a época, parecia um exagero. Mas Loureiro era um homem a frente do seu tempo e a Farrapos era uma obra para o futuro. Com iniciativas como a construção da Farrapos, que o descendente de Jerônimo de Ornelas se tornou um dos prefeitos mais celebrados de Porto Alegre.
Da sua primeira passagem pelo paço (1937-1943), destacaram-se obras como a coma a abertura das avenidas Salgado Filho e Jerônimo de Ornelas, o ajardinamento do parque Farroupilha, a canalização do arroio dilúvio e a pavimentação da avenida Ipiranga. Na sua segunda administração (1960-1964), não realizou obras tão notáveis, mas cumpriu a missão de sanar as finanças de Porto Alegre.
Nascido em Porto Alegre, em 1902, José Loureiro da Silva era urbanista. Foi prefeito de Gravataí antes de assumir a administração de Porto Alegre. Morreu em 1964, seis meses após deixar a prefeitura, vítima de um derrame cerebral.
Na próxima semana, encerramos a série com o capítulo sobre os irmãos Andradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário