quarta-feira, 25 de julho de 2012

Otávio Rocha

Ruas de Porto Alegre: nomes e personagens XLII
Confira, nesta série, a história daquelas pessoas que emprestaram seu nome para batizar as ruas do centro de Porto Alegre

Conhecido como o “Reformador de Porto Alegre”, Otávio Rocha marcou o seu tempo por transformar a paisagem urbana da cidade. Após o mandato de 27 anos de José Montaury – marcado pela falta de iniciativa no que se refere a obras – Porto Alegre ansiava por renovação. O Partido Republicano, atento a isso e pressionado pela oposição após a Revolução de 1923, indicou Otávio Rocha para a eleição.

Na prefeitura, que assumiu em 1924, resgatou os projetos do Plano Maciel, de Melhorias Urbanas. Iniciou obras como a abertura da avenida Borges de Medeiros, o alargamento o pavimentação da avenida Otávio Rocha e a construção do viaduto que mais tarde foi batizado com o seu próprio nome. Neste período diversas ruas foram alargadas e pavimentadas, becos foram transformados em terrenos ou ruas e praças foram urbanizadas.

Seu trabalho como prefeito do progresso foi interrompido no auge. No quarto ano do seu mandato, em fevereiro de 1928 – após um mês licenciado – morreu, vítima de uma úlcera gástrica. Antes de ser prefeito, Otávio Rocha foi deputado estadual e federal. Formado em Engenharia, seguiu carreira militar até sua primeira eleição, em 1909. Também foi redator da Federação.

Próximos da série:
XLIII - Loureiro da Silva
XLIV (último) - Andradas

Nenhum comentário: