Difusor da revolução
Responsável por expandir os ideais farroupilha, O Povo foi o jornal oficial da República Rio-Grandense. Sediado em Piratini, o periódico circulou de 1838 a 1840, somando um total de 160 edições.
As prensas foram compradas por Domingos José de Almeida, em Montevidéu, com o valor obtido na venda de 17 escravos. O editor era Luigi Rossetti, amigo de Giuseppe Garibaldi, que emprestou a casa em que morava para instalar os equipamentos e a redação.
Rossetti (na foto, interpretado por Dalton Vigh em A Casa das Sete Mulhres) era italiano e refugiou-se no Brasil após participar de um movimento que defendia a unificação da Itália. Para o historiador Riopardense de Macedo, a influência do conterrâneo de Garibaldi na direção do periódico não pode ser minimizada. “O italiano ajudou a produzir uma propaganda republicana de bom nível que já ensaiava críticas aos processos próprios da burguesia”. Rossetti, que foi, paralelamente, jornalista e comandante da Marinha, morreu aos 40 anos, na batalha de Viamão, em 1840.
Fonte: KIELING, Camila Garcia. Jornal O Povo: Conhecimento e realidade na aurora da imprensa rio-grandense (1838-1840). Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Famecos, PUCRS.
Imagens: lsstorch.googlepages.com e teledramaturgia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário