As primeiras instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul surgiram em 1895, em Porto Alegre. Eram as faculdades de Farmácia e Química (na foto, a sede localizada na avenida João Pessoa). Um ano mais tarde foi implantada a Engenharia. Em seguida, foram abertas os cursos de Medicina e Direito, em 1898 e 1900, respectivamente. Essas cinco faculdades iriam, no futuro, dar origem a atual Ufrgs.
Mas antes disso, em 1934, os cursos se inetgraram, formando a Faculdade de Porto Alegre. No período desse integração existiam a Escola de Engenharia (com os Institutos de Astronomia, Eletrotécnica e Química Industrial), a Faculdade de Medicina (com as Escolas de Odontologia e Farmácia), a Faculdade de Direito (com a Escola de Comércio), a Faculdade de Agronomia e Veterinária, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e o Instituto de Belas Artes.
Outra grande transformação aconteceu em 1947, quando a instituição passou a ser chamada de Universidade do Rio Grande do Sul, Urgs. Na ocasião foram anexadas as faculdades de Direito e de Odontologia de Pelotas e a faculdade de Farmácia de Santa Maria, que posteriormente foram desitegradas, com a criação das universidades federais de Pelotas e Santa Maria.
Em 1950 a universidade passou a ser administrada pelo governo federal, sendo chamada de Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ufrgs.
Fonte e foto: ufrgs.br