O mais alto do mundo
O gigante Burj Khalifa, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), que é a mais alta edificação do planeta, pode ser considerado um nanico se comparado à outro arranha-céu projetado há mais de 50 anos, mas que nunca saiu do papel.
Em 1956, Frank Lloyd Wright apresentou o projeto do The Mile High Illinois, que seria até hoje a mais alta estrutura construída pelo homem. O pavimento mais alto do prédio teria 1.609 metros de altura e sua antena atingiria a marca de 1.731 metros, mais que o dobro dos 828 metros do colossal Burj Khalifa.
O Illinois, que seria construído em Chicago, não passou de um mero projeto devido à problemas estruturais. O aço flexível, utilizadas hoje para anular o efeito do vento e das oscilações do solo, não eram comuns na época. Wright pensou no modelo de tripé invertido, utilizado mais tarde na CN Tower, no Canadá, mas a ideia não prosperou.
E assim o Illinois, de 528 andares, nunca foi construído. Quando Wright apresentou sue projeto, o Empire State Building era prédio mais alto do mundo, com 381 metros. Depois vieram os também americanos World Trade Center, em Nova York e o Sears Tower, em Chicago. Ainda foram erguidos as torres Petronas, na Malásia, o Taipei 101, em Taiwan, e o Burj Khalifa. Nenhum deles com tamanho suficiente para se comparar ao Illinois.
Foto: archrecord.construction.com/innovation
Nenhum comentário:
Postar um comentário