terça-feira, 6 de outubro de 2009

Farsa das indulgências

Comprovado: Sudário é uma fraude


O pano de linho que teria coberto Jesus Cristo depois de sua morte, chamado de Santo Sudário, não passa de uma falsificação produzida na idade média. Quem comprovou o fato foi a Comissão para Investigação de Alegações de Paranormalidade após reproduzir a técnica utilizada na época da fraude. Um tecido envelhecido artificialmente foi colocado sobre um estudante tingido por um pigmento comum na era medieval.
– O resultado obtido indica claramente que isso poderia ser feito com o uso de materiais baratos e um procedimento simples – disse o cientista italiano Luigi Garlaschelli, professor de Química da Universidade de Pavia.

Em 1988, estudos comprovaram que a suposta mortalha de Cristo datava dos séculos 13 ou 14, aproximadamente 1 200 anos depois da sua morte. A peça apareceu pela primeira vez em 1360, apresentada por um cavaleiro francês. De propriedade do Vaticano, é mantida na catedral de Turim e raramente exposta ao público. Oficialmente, a Igreja Católica não afirma nem nega a autenticidade da relíquia.

Fonte: ZH

Nenhum comentário: