quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Eu acho que...

Humor climático

Nesse freqüentes dias de chuva tenho lido e visto diversas reportagens que falam da ligação do humor das pessoas com as condições climáticas. O recado é sempre o mesmo: dias chuvosos deixam as pessoas de mau humor, ao contrário do sol, que as tornam felizes e bem humoradas. Da mesma forma, as matérias afirmam que o verão é mais alegre que o inverno. Fala-se, inclusive, que nos países frios o número de suicídios é maior. Bem, talvez os sujeitos que atentaram contra si tivessem outros problemas. Ou, se puseram fim a própria vida em razão do frio, nunca visitaram Porto Alegre entre novembro e abril.

Certa vez, Juremir Machado afirmou, em sua coluna no Correio, que o clima de Porto Alegre é de pobre. Não encontrei estudos que definam que essa temperatura é de pobre e aquela outra de rico. Mas temos que concordar com uma coisa: as condições climáticas de Porto Alegre exigem que qualquer pessoa, independente da classe social, tenha a saúde excelente. Não só pelo sobe e desce constante dos termômetros, mas pelo maldito ar condicionado. Esse simulador de temperaturas até é útil, principalmente no verão, mas as pessoas parecem que não sabem usar. Em qualquer prédio, ele está sempre no máximo, nos fazendo perceber instantaneamente a mudança brusca de temperatura. É comum ver na rua pessoas carregando casacos quentes em fevereiro, em razão de trabalharem em locais que tem ar condicionado. E que os deixam ligado sempre na temperatura mais baixa que o aparelho oferece.

Como uma reportagem pode afirmar que as pessoas ficam bem humoradas com o calor se elas fogem dele? Ou as pessoas gostam de ter mau humor, ou elas não suportam o calor. Fico com a segunda opção, pois podemos ver isso em janeiro e fevereiro, quando os porto alegrenses, em massa, migram para o litoral buscando temperaturas menos altas. Quando estão na cidade, reclamam sem parar do calor insuportável que não os dá ânimo nem para trabalhar. Os meses passam e o inverno chega. A reclamação continua. O frio é ruim, sentem saudade do verão, quando calor os deixava mais alegres. Pois bem, o verão volta, mas o bom humor não. A reclamação continua porque está calor e, afinal, o inverno que é bom.

O pico da discussão sobre o tempo, no entanto, é encontrada no verão. Como dito anteriormente, nas sextas de janeiro, a free-way fica entupida de moradores de Porto Alegre e região que vão para a praia. Dizem que saem da cidade para fugir do calor escaldante que derrete o cérebro de muita gente. Mas, incrivelmente, incrivelmente, quando chegam na praia e o tempo não está bom, o mau humor volta. Sem contar aqueles que perdem o bom humor na estrada congestionada. Mas, me responda quem puder: se vão para o litoral porque lá é menos quente que aqui, porque então ficam enfurecidos quando chove e fica frio? Não era o que queriam, ausência do calor? Não. O que querem é praticar o esporte preferido da população: a arte de reclamar. É incrível como as pessoas gostam de achar que o bom não está bom. E pior, essas pessoas não gostam, inclusive, dos bem humorados. Posso até não ser fã do verão, mas não reclamo. Não reclamo porque as pessoas a minha volta não mudarão o clima. Mas tenho que admitir que estou incluso no grupo de reclamões. Afinal, o que fiz nestas linhas se não reclamar de quem reclama? Fico mau humorado com o excesso de mau humor.

Da minha parte, chega de bobagem. Ponto.

Um comentário:

Mayara disse...

ah, peraí...
até aqui??
bom... tá certo que tu detesta o calor, mas não precisa colocar isso na cabeça das pessoas!!!
hahahahaha...
Ah... senti algo familiar quando tu fala de "alguém" que reclama do trânsito, da chuva e quer sou a vida toda (seu Alcides).
Lindo o blog!
beijos! Mô...