A Casa da Magnólia
O Solar era chamado de Casa da Magnólia devido ao exemplar dessa árvore existente no jardim. Foto de Ricardo André Frantz (via Wikipédia) |
Em meio aos badalados pubs da Cidade Baixa, destaca-se o
antigo casarão em estilo português colonial que abriga o Museu Municipal
Joaquim José Felizardo. A edificação, também conhecida como Solar Lopo
Gonçalves, está de pé desde o tempo em que o arroio Dilúvio corria junto a
atual rua João Alfredo. Construído por ordem do vereador e comerciante Lopo
Gonçalves, provavelmente ente 1845 e 1855, para servir de sede para sua
propriedade rural.
A parte inferior da casa teria servido de abrigo para os escravos e a parte superior de residência da família de Lopo. A área da chácara era de aproximadamente 91 por 227 metros e ia até a atual rua Lima e Silva. Com o crescimento da cidade, ficou inviável manter uma chácara naquela localidade e a propriedade foi reduzida gradativamente.
Em 1946, o solar foi adquirido por José Albano Volkmer, que instalou no local uma fábrica de velas. Vinte anos depois o Serviço de Assistência e Seguro Social dos Economiários (Sasse) adquiriu a propriedade. Na ocasião, o casarão correu risco de ser demolido, uma vez que a instituição queria construir um conjunto residencial no local. O Conselho do Plano Diretor indeferiu a solicitação e iniciou-se uma negociação com a prefeitura. O solar foi tombado em 1979 e no ano seguinte começou sua restauração. Em 1982, o Museu Joaquim José Felizardo foi transferido para o local.
Lopo Gonçalves
Nascido em Braga (Portugal) em 1800, Lopo Gonçalves Bastos atuou na política e comércio de Porto Alegre. Sabe-se que em 1827 já estava estabelecido na capital, onde mantinha embarcações de carga, uma loja de fazendas e um armazém. Foi vereador entre 1833 e 1849. Também foi membro benemérito da Santa Casa de Misericórdia e da Ordem Terceira – que administrava a Igreja das Dores.
Fontes:
Wikipédia;
Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo Transformações urbanas: Porto Alegre de Montaury a Loureiro / Museu de Porto Alegre Joaquim
Felizardo. – Porto Alegre: Secretaria Municipal da Cultura: IEL, 2008.
Solar Lopo Gonçalves, documento disponível no site da prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário