quinta-feira, 21 de junho de 2012

Solar Lopo Gonçalves


A Casa da Magnólia

O Solar era chamado de Casa da Magnólia devido ao
exemplar dessa árvore existente no jardim.
Foto de Ricardo André Frantz (via Wikipédia)
Em meio aos badalados pubs da Cidade Baixa, destaca-se o antigo casarão em estilo português colonial que abriga o Museu Municipal Joaquim José Felizardo. A edificação, também conhecida como Solar Lopo Gonçalves, está de pé desde o tempo em que o arroio Dilúvio corria junto a atual rua João Alfredo. Construído por ordem do vereador e comerciante Lopo Gonçalves, provavelmente ente 1845 e 1855, para servir de sede para sua propriedade rural.

A parte inferior da casa teria servido de abrigo para os escravos e a parte superior de residência da família de Lopo. A área da chácara era de aproximadamente 91 por 227 metros e ia até a atual rua Lima e Silva. Com o crescimento da cidade, ficou inviável manter uma chácara naquela localidade e a propriedade foi reduzida gradativamente.

Em 1946, o solar foi adquirido por José Albano Volkmer, que instalou no local uma fábrica de velas. Vinte anos depois o Serviço de Assistência e Seguro Social dos Economiários (Sasse) adquiriu a propriedade. Na ocasião, o casarão correu risco de ser demolido, uma vez que a instituição queria construir um conjunto residencial no local. O Conselho do Plano Diretor indeferiu a solicitação e iniciou-se uma negociação com a prefeitura. O solar foi tombado em 1979 e no ano seguinte começou sua restauração. Em 1982, o Museu Joaquim José Felizardo foi transferido para o local.

 
Lopo Gonçalves

Nascido em Braga (Portugal) em 1800, Lopo Gonçalves Bastos atuou na política e comércio de Porto Alegre. Sabe-se que em 1827 já estava estabelecido na capital, onde mantinha embarcações de carga, uma loja de fazendas e um armazém. Foi vereador entre 1833 e 1849. Também foi membro benemérito da Santa Casa de Misericórdia e da Ordem Terceira – que administrava a Igreja das Dores.

Fontes: 
Wikipédia; 
Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo Transformações urbanas: Porto Alegre de Montaury a Loureiro / Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. – Porto Alegre: Secretaria Municipal da Cultura: IEL, 2008.
Solar Lopo Gonçalves, documento disponível no site da prefeitura.

Nenhum comentário: