sexta-feira, 23 de março de 2012

Júlio de Castilhos

Ruas de Porto Alegre: nomes e personagens III
Confira, nesta série, a história daquelas pessoas que emprestaram seu nome para batizar as ruas do centro de Porto Alegre.

Idealizador da corrente polítca castilhista, Júlio Prates de Castilhos (nascido em 1860, em Cruz Alta) assegurou a continuidade do seu pensamento como diretriz da política gaúcha muito além do seu mandato de governador (1893-1898). A partir das ideias influenciadas pelo Positivismo, fez sucessores notáveis como Borges de Medeiros e Getúlio Vargas.

Formado em Direito, o líder do Partido Republicano Rio-Grandense dedicou-se ao jornalismo. Trabalhou n’A Federação, jornal republicano, que foi diretor de 1884 à 1889. Mas sua principal atividade era a política. Em 1891 foi eleito para a Assembleia que elaborou a primeira constituição da república. No mesmo ano, elegeu-se presidente do Estado do Rio Grando do Sul, sendo deposto quatro meses depois, com a queda do Marechal Deodoro da Fonseca da presidência.

Castilho voltou ao poder do Estado após nova eleição, em 1893, quando teve que conter a Revolução Federalista. A revolta foi liderada pelo liberal Gaspar Silveira Martins, seu principal opositor, e resultou na morte de aproximadamente dez mil pessoas.

Em 1898 entregou o cargo à Borges de Medeiros, seguidor fiel do Castilhismo. Sua saída do governo não significou o afastamento do poder. Por meio do partido, continuou liderando o Estado até sua morte, em 1903. Vítima de cancer de laringe, não resistiu a cirurgia realizada para retirar o tumor.

Fontes:
Guia Histórico de Porto Alegre, de Sérgio da Costa Franco, Editora Ufrgs
pt.wikipedia.org



Próximos da série: 
IV - Gen. João Manoel
  V - João Pessoa
VI - Gen. Auto

Nenhum comentário: