Às margens da Rota 66, que em 15 de maio de 1940 os irmãos Dic e Mac McDonalds deram início àquela que se tornaria a maior rede de lanchonetes do mundo e a marca símbolo de uma cultura. O comércio de lanches, o qual inicialmente prevalecia o churrasco americano, logo foi dominado pela venda de hambúrguer.
Em 1948, a lanchonete já vendia exclusivamente hambúrguer, batatas fritas e milk shake, atingindo o sucesso pelo esquema de serviço rápido. Não demorou para que as franquias começassem a se espalhar pelos Estados Unidos. E, em 1967, começa a disseminação da rede no exterior. No Brasil, o primeiro McDonalds foi inaugurado em 1979, no Rio de Janeiro.
Desde que as franquias começaram a se espalhar pelo mundo, a rede tornou-se alvo constante de críticas. A empresa é apontada como a principal culpada pela obesidade e os radicais de esquerda veem a marca como o símbolo do capitalismo. Entre as lendas absurdas em torno do McDonalds está aquela que garante que os hambúrgueres são feitos com carne de minhoca.
Amada ou odiada, a rede ganhou o mundo ocidental. É uma das principais opções de lanches rápidos nas grandes cidades. Vai um Big Mac aí?
Nenhum comentário:
Postar um comentário