O dia 13 de maio está gravado na história da família real Bragança. Foi nessa data, em 1676, que nasceu dom João VI. Retratado com perícia por Laurentino Gomes (em 1808, Editora Planeta), o Rei Medroso só reinou em razão da morte do seu irmão mais velho, José. A insanidade da mãe, Maria I, a Louca, jogou-o ao posto de príncipe-regente. Em 1807, transferiu o centro no reino para a colônia brasileira, fugindo de Napoleão e abandonando seus súditos.
A partir dessa atitude de falta de coragem, que começou o enraizamento dos Bragança no Brasil. Ainda que o Brasil estivesse ligado a Portugal durante a estadia de dom João, foi ele que deu a largada para a independência. Veio a separação pelas mãos do seu filho dom Pedro I e a continuação do Império com o neto dom Pedro II.
Não fosse a deposição de dom Pedro II, com a proclamação de república, Isabel também teria reinado, continuando a dinastia Bragança. E foi ela, a princesa, que fez entrar para a história do país a data do aniversário do bisavô. Como regente do Império, na ausência de dom Pedro II, Isabel extinguiu formalmente, em 1888, a escravidão no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário