segunda-feira, 30 de abril de 2012

Coronel Genuíno

Ruas de Porto Alegre: nomes e personagens XIX
Confira, nesta série, a história daquelas pessoas que emprestaram seu nome para batizar as ruas do centro de Porto Alegre

Foi durante a revolta dos Muckers que Coronel Genuíno Olímpio Sampaio combateu pela última vez. O levante liderado por Jacobina Maurer, em 1874, em Sapiranga (na época, o território pertencia a São Leopoldo) vitimou fatalmente o Coronel tarimbado em campos de batalha.

Em seu currículo está registrado que lutou na Sabinada, na Revolução Farroupilha, Revolta Praieira, na Guerra contra Rosas e Guerra do Paraguai. Ao final dessa última disputa militar, abandonou a vida militar, retirando-se em Porto Alegre. Com o espírito guerreiro, retomou as armas para abafar a revolta que seria sua missão derradeira.
Nasceu na Bahia, em 1822.

Próximos da série:
          XX - Mauá
        XXI - Gen. Lima e Silva
      XXII - Borges de Medeiros

domingo, 29 de abril de 2012

Caxias campeão gaúcho em 2000

O Caxias, que no próximo domingo disputa mais uma final do Gauchão, sagrou-se campeão uma única vez. Foi há 12 anos, quando goleou o favoritíssimo grêmio pelo escore de três a zero no jogo de ida, em Caxias do Sul. Na volta, no estádio Olímpico, segurou bravamente o zero a zero, empatando em títulos gaúchos com o arqui-rival Juventude.



Para ver a ficha completa das duas partidas, acesse escalacoesfc.blogspot.com.br.
Caxias 3 x 0 Grêmio
Grêmio 0 x 0 Caxias

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Presidente João Goulart

Ruas de Porto Alegre: nomes e personagens XVIII
Confira, nesta série, a história daquelas pessoas que emprestaram seu nome para batizar as ruas do centro de Porto Alegre


Jango seria presidente. Seu cunhado o queria. Os militares não. Quem venceu? Os dois. Primeiro, Brizola garantiu sua posse. Depois, os militares o sacaram do poder. Chegaria Jango ao posto de mais prestígio da nação se Brizola não o tivesse ajudado? Como seria o Brasil caso não houvesse o golpe de 1964? Essas são perguntas que só o período mais emblemático da história nacional proporciona.

Nascido em São Borja, em 1919, João Belchior Marques Goulart, o Jango, era formado em Direito. Ingressou na política por incentivo de Getúlio Vargas e em 1947 foi eleito deputado estadual. Em 1950 ganhou voto para uma cadeira na Câmara Federal, mas logo assumiu o Ministério do Trabalho do governo de Vargas. Nas eleições de 1955 candidatou-se vice presidente e terminou o pleito com maior votação que o próprio presidente eleito (na época as votações para presidente e vice eram separadas), Juscelino Kubitschek. Elegeu-se novamente em 1960, dessa vez como vice de Jânio Quadros. Aí que a sua história mudou.

Goulart estava em viajem a China (à época sob regime comunista), quando o titular Jânio abandonou o barco. Os militares, julgando o vice “comunista”, não queriam perder a oportunidade de tomar o poder, ainda mais com os discursos oposicionistas do jornalista Carlos Lacerda. O governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola (casado com a irmã do Jango) mobilizou o sociedade gaúcha e brasileira para garantir a posse de Goulart. O vice assumiu e permaneceu  por três anos no cargo, quando os militares não falharam na tentativa de golpe. Instalado o novo regime, Jango exilou-se na Argentina, onde morreu em 1976.


Próximos da série:
     XIX - Coronel Genuíno
       XX - Mauá
     XXI - Gen. Lima e Silva

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Desembargador André da Rocha


Ruas de Porto Alegre: nomes e personagens XVII
Confira, nesta série, a história daquelas pessoas que emprestaram seu nome para batizar as ruas do centro de Porto Alegre

André da Rocha chegou a Porto Alegre, em 1896, para ser juiz. Escreveu seu nome na história, porém, como precursor do ensino de leis no Rio Grande do Sul. Foi um dos fundadores da Faculdade de Direito de Porto Alegre, tendo sido seu diretor entre 1904 e 1936. Homem prestigiado no campo acadêmico, ajudou a fundar a Universidade de Porto Alegre – que deu origem a Ufrgs – sendo eleito seu primeiro reitor, em 1934. Ainda foi um dos fundadores e primeiro diretor da Faculdade de Comércio de Porto Alegre – hoje Faculdade de Economia da Ufrgs.

Paralelamente as atividades docentes, André da Rocha atuou no poder judiciário gaúcho. Em 1903, foi nomeado desembargador, ocupando a vaga que Borges de Medeiros deixou para assumir o governo do estado. No ano seguinte, tornou-se Procurador-Geral do Estado, permanecendo no cargo até 1921, quando foi eleito presidente do Superior Tribunal do Estado.

Nascido em Natal (RN), em 1860, Manuel André da Rocha morreu em Porto Alegre, 1942.

Fonte: mp.rs.gov.br/memorial


Próximos da série:
XVIII - Pres. João Goulart
     XIX - Coronel Genuíno
       XX - Mauá

terça-feira, 24 de abril de 2012


A cobra de Pedras Brancas

Contam os antigos que, no início dos tempos, quando Deus organizava a divisão das terras, uma serpente gigantesca causou alvoroço na região de Porto Alegre. Sempre que o Todo Poderoso tentava definir os limites entre terra e água, a cobra se remexia e misturava tudo. Numa dessas saracoteadas da cobra, o Criador pegou ela no Guaíba e, como castigo, lançou uma porção de terra com pedras brancas sobre ela. Estava criada a ilha de Pedras Brancas. 

Confeitaria Rocco

Prestígio à memória

O salão da Confeitaria Rocco há muito não tem mais o requinte e a pompa do passado. Aliás, nem a confeitaria existe mais. O interior do prédio foi tomado pelo pó e poderia cair por completo no esquecimento não fosse a inteligente declaração de utilidade pública anunciada pela prefeitura de Porto Alegre. Gol de placa em favor do patrimônio histórico e cultural do município.

Embora a edificação de estilo neoclássico tenha passado por recente restauração, não poderia permanecer sem ocupação como estava. A ociosidade do prédio levaria, sem dúvidas, a uma rápida degradação, o que não se pode deixar acontecer em monumentos com a importância histórica e arquitetônica desse.

Resta aguardar a definição a respeito do que será feito com o edifício. Independente do que seja instalado no local, certamente será aberto ao público e os jovens poderão conhecer o interior do prédio magnífico, enquanto os mais velhos vão relembrar os momentos do passado glamouroso da Confeitaria Rocco.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cassiano do Nascimento


Ruas de Porto Alegre: nomes e personagens XVI
Confira, nesta série, a história daquelas pessoas que emprestaram seu nome para batizar as ruas do centro de Porto Alegre


Entre aqueles que no final do século 19 ansiavam pela república, estava Alexandre Cassiano do Nascimento. Ligado ao PRR, o pelotense (nascido em 1856) ajudou a derrubar o império de d.Pedro II.

Formado em Direito pela Faculdade de São Paulo, em 1880, Nascimento logo foi nomeado Promotor Público no Rio Grande do Sul. Com a instalação da república, foi eleito para a assembleia constituinte. Foi contra o golpe de Floriano Peixoto, mas quando Júlio de Castilhos manifestou apoio ao presidente, Nascimento deixou a oposição. Com isso foi nomeado ministro de Relações Exteriores. Ainda foi ministro da Fazenda e senador. Morreu em 1912, no Rio de Janeiro.

Fontes: pt.wikipedia.org e senado.gov.br

Próximos da série:
  XVII - Desembargador André da Rocha
XVIII - Pres. João Goulart
     XIX - Coronel Genuíno

domingo, 22 de abril de 2012

sexta-feira, 20 de abril de 2012

General Câmara

Ruas de Porto Alegre: nomes e personagens XV
Confira, nesta série, a história daquelas pessoas que emprestaram seu nome para batizar as ruas do centro de Porto Alegre

Por ordem de General Câmara que, ao resistir, Francisco Solano López foi preso e morto na Guerra do Paraguai (1864-1870). Teria sido deferente o destino do caudilho paraguaio caso o militar porto alegrense não estivesse na hora e no lugar certo para ordenar aquilo que definiria o fim da disputa? Provavelmente não, mas foi o episódio de Cerro Corá que colocou Câmara o nome de Câmara num lugar de destaque na história.

Nascido em Porto Alegre, em 1824, José Antônio Corrêa da Câmara participou das batalhas finais da Revolução Farroupilha. Também participou das batalhas contra Oribe e Rosas. !880 elegeu-se senador pelo Rio Grande do Sul. No mesmo ano tornou-se ministro de Guerra. Foi o primeiro governador gaúcho após a proclamação de reública. Falecido em 1893, no Rio, ostentava o título de Segundo Visconde de Pelotas.


Fonte: Porto Alegre: guia histórico, de Sérgio da Costa Franco.

Próximos da série:
    XVI - Cassiano do Nascimento
  XVII - Desembargador André da Rocha
XVIII - Pres. João Goulart

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Gen. Salustiano

Ruas de Porto Alegre: nomes e personagens XIV
Confira, nesta série, a história daquelas pessoas que emprestaram seu nome para batizar as ruas do centro de Porto Alegre

Uruguaio de nascimento, Salustiano Jerônimo dos Reis (n.1822), era brasileiro do coração, tendo defendido o Império, como militar, em diversas disputas. Entre os principais eventos em que defendeu o Brasil, estão a Revolução Farroupilha, a Guerra contra Rosas e a Guerra do Paraguai.

Também foi comandante de armas do Rio Grande do Sul e, ainda, comendador da Ordem de São Bento de Avis, Ordem de Cristo, Ordem da Rosa e Ordem do Cruzeiro. Morreu em Porto Alegre, em 1893.

Próximos da série:
    XV - General Câmara
  XVI - Cassiano do Nascimento
XVII - Desembargador André da Rocha

terça-feira, 17 de abril de 2012


Aporelly

O grande humorista Aparício Torelly, também conhecido por Barão de Itararé ou, simplesmente, Aporelly, estudava na Faculdade de Medicina de Porto Alegre antes de ficar conhecido nacionalmente.

No exame oral da cadeira de anatomia, o professor Sarmento Leite, conhecendo o jeito do seu aluno, estendeu um fêmur e perguntou:
– Conhece?
– Ainda não. Muito prazer – respondeu prontamente Aporely, ao estender a mão e apertar a outra extremidade do osso.

Causos das antiga

Estreia hoje neste blog a sessão Causos das antiga, que relembra pequenas anedotas da história de Porto Alegre. Este editor promete que todas as terças será publicado um causo novo.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Marechal Floriano

Ruas de Porto Alegre: nomes e personagens XIII
Confira, nesta série, a história daquelas pessoas que emprestaram seu nome para batizar as ruas do centro de Porto Alegre


Marechal Floriano Vieira Peixoto, foi o primeiro vice-presidente do Brasil (n. em Maceió, em 1839). Militar, conquistou prestígio na Guerra do Paraguai (1864-1870) e, em seguida ingressou na política como presidente da província de Mato Grosso(1884-1885). Com a proclamação da república (1889), Peixoto assumiu a vice-presidência do governo provisório. Em 1891, as eleições legitimaram sua permanência no cargo. Porém nesse mesmo ano, o presidente Marechal Deodoro da Fonseca renunciou e Peixoto tornou-se o segundo presidente do Brasil.

Durante seu governo, Marechal Floriano era chamado de Marechal de Ferro, pela oposição e Consolidador da República, pelos apoiadores. Essas alcunhas derivam da sua forte atuação para conter as rebeliões desses primeiros anos da república.

Entre as principais revoltas que enfrentou estão a Segunda Revolta da Armada e a Revolução Federalista (na qual apoiou Júlio de Castilhos). Apesar de dificuldades, saiu vitorioso dos dois confrontos. Em seu governo, ainda determinou a reabertura do congresso e a redução do preço da carne e aluguéis.

Em 1894, Marechal Floriano entregou o cargo ao civil Prudente de Morais, com a república, enfim, consolidada. Morreu um ano depois, em Barra Mansa (RJ).

Próximos da série:
 XIV - Gen. Salustiano
   XV - General Câmara
 XVI - Cassiano do Nascimento



domingo, 15 de abril de 2012

TV Gaúcha

Quando a televisão ainda engatinhava no Rio Grande e ninguém imaginava que a RBS arrebataria a audiência futura dos gaúchos, a TV Gaúcha buscava tomar o espaço do rádio entre as famílias de Porto Alegre. Confira uma pequena coleção de vinhetas da emissora que mais tarde seria comprada por Maurício Sirotsky Sobrinho e se tornaria a preferida dos gaúchos.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Gen. Vasco Alves

Ruas de Porto Alegre: nomes e personagens XII
Confira, nesta série, a história daquelas pessoas que emprestaram seu nome para batizar as ruas do centro de Porto Alegre

Doze dias antes do Império assinar o acordo de paz com o Paraguai, Vasco Alves era condecorado com o título de Barão de Santana do Livramento. O General prestou serviços ‘valorosos’ à pátria na Guerra do Paraguai, participando das batalhas de Curupaiti, Puiuti, Itororó, Angostura e Avaí. Também lutou, anteriormente, na Revolução Farroupilha e na Guerra contra Rosas.

Com o fim da Guerra contra Solano Lopez, ingressou na política, chefiando o Partido Liberal. Nascido em Alegrete, em 1818, Vasco Alves Pereira faleceu na mesma cidade em 1883.

Próximos da série:
XIII - Marechal Floriano
 XIV - Gen. Salustiano
   XV - General Câmara

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Demétrio Ribeiro

Ruas de Porto Alegre: nomes e personagens XI
Confira, nesta série, a história daquelas pessoas que emprestaram seu nome para batizar as ruas do centro de Porto Alegre

O pensamento republicano fervilhava no Brasil do final do século 19. O Positivismo, de Comte, também. E um dos principais expoentes dessas ideias era o alegretense Demétrio Nunes Ribeiro. Teve grande influência na instalação da república, tendo disso eleito deputado federal em 1889. Ao assumir a cadeira na Câmara, foi nomeado ministro da Agricultura, tendo sido o primeiro titular da pasta no novo regime. Não permaneceu, todavia, por muito tempo no cargo. Em 1890, voltou ao parlamento.

Nascido em 1853, Demétrio Ribeiro formou-se em Engenharia pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Na sua profissão, trabalhou no projeto de estradas do Rio Grande do Sul. Também foi redator de A Federação e professor da Escola Normal de Porto Alegre. Morreu no Rio, em 1933.

Próximos da série:
  XII - Gen.Vasco Alves
XIII - Marechal Floriano
 XIV - Gen. Salustiano

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Doutor Flores

Ruas de Porto Alegre: nomes e personagens X
Confira, nesta série, a história daquelas pessoas que emprestaram seu nome para batizar as ruas do centro de Porto Alegre

São poucos os homens homenageados ainda em vida com seu nome em um logradouro público. Nesse seleto grupo está o médico Luís da Silva Flores, que imortalizou seu nome nas placas da antiga rua Santa Catarina por seus serviços prestados à comunidade.


Nascido em Rio Grande, em 1815, Dr.Flores formou-se em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro. Em 1844 elegeu-se ao legislativo municipal pela primeira vez, sendo o candidato mais votado. Deixou a câmara em 1953 para assumir a cadeira de deputado provincial, cargo que ocupou até 1862. Dois anos depois foi para o Rio ser deputado geral. Na câmara, exerceu mandato entre 1864 à 1866, depois de 1872 à 1880, quando morreu.

Fonte: Porto Alegre: guia histórico, de Sérgio da Costa Franco.

Próximos da série:
    XI - Demétrio Ribeiro
  XII - Gen.Vasco Alves
XIII - Marechal Floriano

domingo, 8 de abril de 2012

Santa Casa de Porto Alegre

Em 1803, a pedido do irmão Joaquim Francisco do Livramento, foi fundada a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Vale a pena assistir este vídeo produzido pelo Centro Histórico Cultural Santa Casa, que conta, em linhas gerais a história da instituição de saúde mais antiga de Porto Alegre.

Carlos Chagas

Ruas de Porto Alegre: nomes e personagens IX
Confira, nesta série, a história daquelas pessoas que emprestaram seu nome para batizar as ruas do centro de Porto Alegre

No início do século 20, uma das grandes preocupações no campo da medicina era a Malária. E quem encabeçava o grupo que combatia a doença era Oswaldo Cruz. Numa campanha para controlar a Malária, no interior de São Paula, o sanitarista recrutou um especialista no assunto: Carlos Justiniano Ribeiro Chagas.

O médico seguiu para outras campanhas e, numa viagem ao interior de Minas Gerais, fez a descoberta da sua vida. Ao coletar uma parasita – que seria da Malaria – para estudo, descobriu o protozoário que causava a tripanossomíase americana, chama, em sua homenagem de doença de Chagas.

Nascido em Oliveira (MG), em 1878, e formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1897. Trabalhou na Diretoria Geral de Saúde Pública do Rio de Janeiro antes de ingressar no Instituto Oswaldo Cruz, onde foi diretor. Também foi diretor geral do Departamento Nacional de Saúde Pública e, ainda, foi professor de medicina na Universidade do Rio de Janeiro. Morreu em 1934.

Próximos da série:
   X - Dr. Flores
 XI - Demétrio Ribeiro
XII - Gen.Vasco Alves

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Suvenir

Porto Alegre em quebra-cabeça


Em ótima iniciativa, a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) lança hoje, 4, o jogo de memória Paisagens de Porto Alegre, que integra a linha de suvenires artísticos e didáticos desenvolvida para a capital gaúcha. O projeto, que foi desenvolvido pela Coordenação de Memória, em parceria com a Coordenação de Artes Plásticas da SMC, pretende reforçar a divulgação do acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli. O jogo de memória utiliza somente reproduções de obras de arte que retratem paisagens da cidade. O suvenir estará à venda no Museu de Porto Alegre (rua João Alfredo, 582) e na Livraria Ilhota do Mercado Público (Largo Glênio Peres s/nº), ao custo de R$ 10.


Fonte: portoalegre.rs.gov.br

General Portinho

Ruas de Porto Alegre: nomes e personagens VIII
Confira, nesta série, a história daquelas pessoas que emprestaram seu nome para batizar as ruas do centro de Porto Alegre


Barão de Cruz Alta foi o título com que o General José Gomes Portinho foi condecorado pela sua atuação destacada na Guerra do Paraguai. O militar, no entanto, defendia as ideias republicanas e não gostava de títulos nobiliárquicos. Tanto que durante a guerra recusou o título de barão de Vila Rica que lhe foi oferecido.

Nascido em 1814, General Portinho ainda lutou na
Revolução Farroupilha e Guerra contra Rosas. Também
foi deputado provincial.

Fonte: Wikipedia

Próximos da série:
    IX - Carlos Chagas
      X - Dr. Flores
      X - Demétrio Ribeiro

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Gen. Andrade Neves

Ruas de Porto Alegre: nomes e personagens VII
Confira, nesta série, a história daquelas pessoas que emprestaram seu nome para batizar as ruas do centro de Porto Alegre

José Joaquim de Andrade Neves está entre aqueles que a Guerra do Paraguai vitimou. O Barão do Triunfo – título concedido em 1867 – foi atingido durante a Batalha de Avaí, em dezembro de 1968. Não resistiu ao ferimento fatal e morrei em 6 de janeiro do ano seguinte.

Nascido em Rio Pardo, em 1807, Andrade Neves dedicou sua vida a carreira militar, tento ingressado no Exército aos 19 anos. Lutou na Revolução Farroupilha e na Guerra contra Rosas antes de combater contra Solano Lopez.

                                                                             
Curiosidade – Andrade Neves é homenageado duas vezes nas ruas de Porto Alegre. Quando morreu a Câmara Municipal pôs o nome Barão do Triunfo na antiga Rua Nova. Como os moradores do Menino Deus já haviam batizado uma via com esse nome, a Câmara trocou, então, para Andrade Neves.

Próximos da série:

VIII - Gen.Portinho
    IX - Carlos Chagas
      X - Dr. Flores