quarta-feira, 25 de abril de 2012

Desembargador André da Rocha


Ruas de Porto Alegre: nomes e personagens XVII
Confira, nesta série, a história daquelas pessoas que emprestaram seu nome para batizar as ruas do centro de Porto Alegre

André da Rocha chegou a Porto Alegre, em 1896, para ser juiz. Escreveu seu nome na história, porém, como precursor do ensino de leis no Rio Grande do Sul. Foi um dos fundadores da Faculdade de Direito de Porto Alegre, tendo sido seu diretor entre 1904 e 1936. Homem prestigiado no campo acadêmico, ajudou a fundar a Universidade de Porto Alegre – que deu origem a Ufrgs – sendo eleito seu primeiro reitor, em 1934. Ainda foi um dos fundadores e primeiro diretor da Faculdade de Comércio de Porto Alegre – hoje Faculdade de Economia da Ufrgs.

Paralelamente as atividades docentes, André da Rocha atuou no poder judiciário gaúcho. Em 1903, foi nomeado desembargador, ocupando a vaga que Borges de Medeiros deixou para assumir o governo do estado. No ano seguinte, tornou-se Procurador-Geral do Estado, permanecendo no cargo até 1921, quando foi eleito presidente do Superior Tribunal do Estado.

Nascido em Natal (RN), em 1860, Manuel André da Rocha morreu em Porto Alegre, 1942.

Fonte: mp.rs.gov.br/memorial


Próximos da série:
XVIII - Pres. João Goulart
     XIX - Coronel Genuíno
       XX - Mauá

Um comentário:

Anônimo disse...

parabéns pelo blog. bem interessante essas notas sobre as ruas de poa. Tem muita dente que não sabemos quem é e foram importantes. falo.