O dia que d.Pedro II teve que trabalhar
Em 1852, foi lançada a pedra fundamental da primeira ferrovia no brasil, a Estrada de Ferro Mauá. O trajeto ligava as estações de Mauá e Fragoso, no atual município de Magé, completando 14,5 km. O projeto foi idealizado por Irineu Evangelista de Sousa, que foi homenageado por dom Pedro II com o título de Barão de Mauá, na cerimônia de inauguração da obra, em 30 de abril de 1954. O “Mauá” do título foi dado justamente por causa da localidade da primeira estação da ferrovia.
Na cerimônia de lançamento da pedra fundamental da ferrovia, Irineu ofereceu um carrinho de mão e uma pá a dom Pedro II. Sugeriu que o imperador deveria ter a honra de fazer o primeiro corte no solo para a abertura da estrada. Para não quebrar o protocolo, dom Pedro, teve que encher o carrinho de terra e empurrá-lo. Não poderia haver constrangimento maior ao monarca do que se render ao trabalho físico, mesmo que simbolicamente.
A relação entre Irineu e dom Pedro II não era das melhores. Pedro alimentava ciúme por ver o futuro Visconde de Mauá trazer o desenvolvimento para o império sem depender do governo. Irineu, por sua vez, também procurava manter seus negócios longe do governo. Nas vezes em que tentou se aproximar foi repelido e teve os negócios prejudicados pelos conservadores o julgavam liberal e progressista em demasia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário