A Igreja Nossa Senhora das Dores poderia ser considerada a edificação religiosa mais antiga – e ainda conservada – de Porto Alegre, não fosse a data de sua conclusão. A pedra fundamental foi lançada em 1807, mas a obra do templo só foi concluída cem anos mais tarde. Nesse meio tempo, a Igreja Nossa Senhora da Conceição foi construída, tendo sua obra finalizada quase 30 anos antes das Dores.
A capela-mor da Igreja das Dores não demorou a ser concluída. Em 1813, a imagem da santa foi transladada da Matriz para a nova construção, com entrada, então, pela rua do Cotovelo (atual Riachuelo). A falta de dinheiro, todavia, atrasou as obras, que só foram retomadas ao fim da Revolução Farroupilha, em 1846. Na ocasião, Luis Alves de Lima e Silva – Conde de Caxias – então governador do Estado, destinou verba para o início da construção da nave. Desta forma, os trabalhos tiveram prosseguimento e as paredes, telhado, fachada e abóbada foram concluídos em 1860. A consagração do templo datou de 1868 e a escadaria de acesso à rua da Praia, foi construída em 1873. Mas ainda faltava para a obra estar completa. As torres e o revestimento só foram acrescentados ao edifício no início do século 20. A segunda torre foi concluída em 1904 e os últimos acabamentos em 1907, quando completou um século do lançamento da pedra fundamental.
Mais de 40 anos depois do início das obras das Dores, foi iniciada a construção da Igreja da Conceição, em 1851. A capela-mor e a nave central foram concluídas em 1858. No mesmo ano a imagem da santa foi transladada – também proveniente da Matriz – para a nova edificação. O frontispício, porém, só foi concluído em 1880. Vinte e sete anos, portanto, antes da conclusão das Dores.
A mais antiga foi demolida
Notem que estou me referindo às igrejas mais antigas de Porto Alegre ainda em pé. O templo mais antigo construído na cidade é a Madre de Deus, também chama de Matriz. Sua obra teve início em 1779 e a conclusão do corpo em 1794. O restante do edifício, entretanto, também demorou a ser concluído. A última torre foi finalizada em 1846. Sua demolição aconteceu em 1920 para dar lugar ao novo prédio da já Catedral Metropolitana.
Outra Igreja do período é a Nossa Senhora do Rosário. Teve a pedra fundamental lançada em 1817 e foi inaugurada em 1927. Não entra para o nosso rol por ter sido demolida em 1951. Com a alegação de que o prédio estava mal conservado e, até, condenado, cedeu o espaço para a atual Igreja do Rosário.
As foto sem crédito foram retiradas de http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Concei%C3%A7%C3%A3o-poa-11.jpg e http://portoalegre.blogs.sapo.pt/310.html.